Tecnologia
Diante da experiência negativa de perder o celular em um assalto ou furto, a tecnologia pode ser uma aliada para minimizar os danos e tentar recuperar o aparelho. As possibilidades de rastreamento são diversas, com serviços e aplicativos focados nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Enquanto a regra geral para aplicativos é depender da conexão do aparelho à Internet, existem opções mais restritas com localização por GPS e notificações por mensagem de texto.
Ainda são poucas as pessoas que rastreiam o aparelho e comunicam a localização aos órgãos de segurança, afirma o coronel Andrade Mendonça, relações públicas da Polícia Militar no Ceará. A orientação é entrar em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e fornecer, em tempo real, as coordenadas indicadas. “Se todos utilizassem estas ferramentas disponíveis, poderíamos diminuir significativamente as perdas das vítimas”, diz Mendonça.
Para além dos aplicativos e serviços em que o usuário sincroniza as contas registradas no celular (ver quadro), métodos mais imprecisos não dependem de GPS ou internet. Com o método chamado “cell ID” ou “triangulação de antenas”, as operadoras podem identificar a proximidade do aparelho a uma torre de telefonia móvel. Esta opção depende da quebra do sigilo telefônico do usuário, exigindo procedimentos legais, explica Izequiel Norões, mestre em Informática Aplicada e professor do Centro Universitário Estácio do Ceará.
Não são pequenas as chances de recuperar o celular rastreado nos dois primeiros dias após o roubo do celular, diz um policial militar que preferiu ter a identidade preservada. Prática comum dos assaltantes é deixar o aparelho em um local isolado, por um ou dois dias, prevendo que o dono possa descobrir a localização. “Se não forem buscar, é porque ninguém quis rastrear. Estas operações já derrubaram algumas bocas de fumo, por isso fazem a tática de evitar o flagrante”, explica. No entanto, o policial enfatiza que não é seguro ao cidadão ir sem policiamento ao local identificado.
Fonte: O Povo on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário